Escolher o CRM ideal para sua associação é uma decisão estratégica. Afinal, ela pode impactar significativamente a eficiência das operações, o relacionamento com os membros e o crescimento do negócio.
Neste guia, exploraremos seis dicas fundamentais para ajudá-lo a selecionar o melhor CRM para a associação de proteção veicular na qual você atua.
Tenha em mente que CRM ideal atende às necessidades da sua Associação
Cada associação tem suas próprias necessidades e objetivos únicos. Portanto, tenha em mente que o Customer Relationship Management (CRM) perfeito vai ser aquele que se alinhar perfeitamente com suas metas e requisitos específicos.
Sendo assim, identifique as necessidades-chave da sua associação. Para isso, considere fatores como:
- tamanho da sua base de membros;
- tipo de interações que deseja rastrear;
- processos de captação e atendimento ao associado;
- metas de crescimento.
Todos esses pontos darão um direcionamento do sistema ideal. Afinal, se sua associação tem uma equipe de captação ativa, pode ser importante escolher um CRM com recursos robustos de gestão de leads. Por outro lado, se o foco principal é o atendimento ao associado, um CRM com ferramentas de suporte pode ser mais adequado.
Na hora de fazer uma escolha, avalie ainda as funcionalidades oferecidas por diferentes CRMs e, se possível, solicite um teste gratuito da ferramenta. Assim, você consegue ter uma experiência prática do seu funcionamento.
Na hora de escolher um CRM observe a segurança de dados
A segurança dos dados deve ser uma preocupação crítica para qualquer associação na hora de escolher um CRM. Isso porque é fundamental garantir que as informações dos membros e da própria associação estejam protegidas contra ameaças cibernéticas e acessos não autorizados.
Dessa maneira, ao avaliar opções de CRM, verifique as medidas de segurança implementadas pela plataforma. Aqui podemos citar:
- criptografia de dados;
- autenticação de dois fatores;
- conformidade com regulamentações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, certifique-se de que o provedor do CRM tenha uma boa reputação em termos de segurança e privacidade de dados.
Lembre-se que o melhor CRM tem custos realistas
O custo é um fator importante a ser considerado ao escolher um CRM para sua associação. Aqui é essencial encontrar uma plataforma que ofereça um bom custo-benefício e que se encaixe no seu orçamento.
Sendo assim, antes de tomar uma decisão, leve em consideração os custos associados à implementação e utilização do CRM. Isso pode incluir:
- taxas de licença;
- custos de integração;
- custos de treinamento;
- suporte técnico;
- modelo de assinatura (mensal, licença perpétua ou outro formato).
Lembre-se que o melhor CRM é aquele que oferece um retorno tangível sobre o investimento, com custos realistas e sustentáveis a longo prazo para sua associação.
Fique atento à personalização
Ter um CRM que seja personalizável é algo muito útil. Afinal, isso vai permitir que o sistema se adapte às necessidades da sua associação. Como consequência, você tem menos gastos relacionados à integração, bem como consegue melhorar sua produtividade.
Sabendo disso, procure por um CRM que ofereça opções de personalização flexíveis, como:
- campos customizáveis;
- fluxos de trabalho automatizados;
- relatórios configuráveis.
Isso permitirá que sua associação adapte o CRM de acordo com processos internos, fluxos de trabalho e requisitos individuais. Quanto mais personalizado o CRM, mais eficaz ele será em atender às necessidades exclusivas da associação e em impulsionar a produtividade da equipe.
Verifique se o CRM proporciona integração aos serviços da sua Associação
A integração com outros sistemas e serviços utilizados pela sua associação é fundamental para garantir uma experiência de usuário integrada e uma visão completa dos dados.
Dessa forma, certifique-se de que o CRM seja capaz de integrar-se facilmente com outras ferramentas e plataformas que você já utiliza. Isso inclui:
- sistemas de e-mail marketing;
- ferramentas de automação de marketing;
- sistemas de contabilidade;
- plataformas de gestão, entre outras.
Ter esse tipo de atenção garantirá que todas as informações relevantes estejam centralizadas no CRM. Assim, sua equipe terá uma visão completa dos membros e das operações da associação.
Lembre-se que a integração eficaz entre sistemas simplifica processos, elimina redundâncias e melhora a eficiência operacional.
Solicite uma Demontração
O CRM ideal é aquele que melhor se encaixa com a rotina da sua associação. E, por mais que as dicas anteriores ajudem você a tomar uma boa decisão, somente a prática mostrará se ela foi a correta. Dessa maneira, sempre que possível, valide em uma demonstração o CRM antes de finalizar a compra.
Bem, agora é com você! Ao seguir o que apresentamos ao longo do texto, sua associação estará bem preparada para escolher o melhor CRM que satisfaça suas necessidades.
Lembre-se de considerar todos os aspectos que mencionamos, incluindo os custos, a segurança dos dados, a personalização e a integração com outros serviços.
Com o CRM certo, sua associação poderá otimizar processos, fortalecer o relacionamento com os membros e impulsionar o sucesso a longo prazo.